“Se as constantes físicas fossem ligeiramente diferentes, a vida como a conhecemos não teria sido possível.” Principio Antrópico
Ora, muitos apoiantes da pseudociencia do projecto intelligente, usam o princípio antrópico para defender a existência de Deus, o astrónomo Edward Harrison:
“ Aqui está a prova cosmológica da existência de Deus. A afinação perfeita do universo fornece a evidência de design deísta. Faça sua escolha: o acaso, que exige uma multidão de universos, ou o projecto que exige apenas um.
Dinesh D’Souza, famoso autor cristão cita Stephen Hawking para defender o Projecto Inteligente:
“Se a taxa de expansão um segundo após o Big Bang tivesse sido menor, mesmo uma parte em cem mil milhões de milhões, o universo teria entrado em colapso antes que alcançasse seu tamanho actual”. A brief hisory of time, p 121.
“Se a taxa de expansão um segundo após o Big Bang tivesse sido menor, mesmo uma parte em cem mil milhões de milhões, o universo teria entrado em colapso antes que alcançasse seu tamanho actual”. A brief hisory of time, p 121.
Bom, agora analisemos alguns pequenos FACTOS científicos que caracterizam o nosso universo e depois fica a pergunta: Onde esta a alegada perfeição do universo? Será que o universo/terra foi projectado para a vida, especialmente para o ser humano?
1. O desperdício
• Espaço desperdiçado, pois as distâncias são enormes: a estrela mais próxima está a 4.2 anos-luz, a galáxia mais próxima a 2.44 milhões de anos-luz, galáxias dentro de nosso horizonte estão até 40.000 milhões de anos-luz
• Tempo perdido, pois o universo existe a 13.7 biliões de anos, a terra a 4.5 biliões de anos mas o homem moderno vive a apenas 150 000 anos.
• Desperdício de matéria pois grande parte da matéria que compõe o universo não é atómica. A matéria atómica visível nas galáxias compõe 0.005% da massa do universo. Carbono total=0.0002%, Matéria escura=26% e Energia escura 74%.
• Desperdício de energia pois apenas 2 em cada 1 bilião de fotões emitidos pelo sol são usados para aquecer a terra.
2. O planeta desprevilegiado
Bem, vivemos num planeta cujo 2/3 esta coberto de água, apenas podemos viver na superfície e a atmosfera não bloqueia raios UV, que todos sabemos serem perigosos para a saúde. Não podemos esquecer dos desastres naturais que matam milhares pessoas todos anos.
3. Humanos no espaço
Os seres humanos não podem viver no espaço ou em qualquer outro planeta conhecido ou lua sem meios auxiliares. A radiação cósmica não permite que o ser humano passe anos no espaço.
Cada um tira suas conclusões. A mim não me parece que o ser humano seja algo de muito especial. Muito menos o planeta terra ou o universo. Os mesmos factores que propiciam a vida na terra são e serão os mesmos que aniquilarão a espécie humana cedo ou tarde. Como disse Dawkins, a natureza é implacavelmente cruel.
Sem comentários:
Enviar um comentário