Há 3 dias
segunda-feira, 25 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Porquê os ateus estão com raiva?*(Conclusão)
*Traducão livre do título original “Why are atheist so angry?”, de Greta Christina
Recorde as motivações para a raiva dos ateus nas parte 1 e parte 2. Para terminar, dá-lhe Greta!!
*******
Recorde as motivações para a raiva dos ateus nas parte 1 e parte 2. Para terminar, dá-lhe Greta!!
*******
" Se o ateísmo é tão bom porquê sentem tanta raiva?”
Porque a raiva do ateu não só é válida, mas também valiosa e necessária.
Na verdade, há uma resposta simples e directa a esta pergunta:
Porque a raiva é sempre necessária.
Porque a raiva tem conduzido todos os principais movimentos de mudança no mundo: movimento operário, o movimento dos direitos civis, o moderno movimento feminista, o movimento de direitos gay, o movimento anti-guerra nos anos sessenta, o movimento anti-guerra hoje,... todos eles tiveram, como uma importante força motriz, uma quantidade enorme de raiva. Raiva sobre a injustiça, raiva sobre maus-tratos e brutalidade, raiva sobre desamparo.
Por que diabos mais as pessoas se preocupariam em mobilizar os movimentos sociais? Movimentos sociais são difíceis. Eles levam tempo, consomem energia, com sérios riscos de vida, e carreiras. Porra, ninguém se incomodaria se eles não estivessem furiosos com alguma coisa.
Então, quando alguém diz a um ateu (uma mulher, um gay ou uma pessoa de cor ou qualquer outro descriminado) para não ficar tão irritado, isso significa, em essência, dizer para deixarmo-nos enfraquecer. Você está a dizer para descartarmos uma das ferramentas mais poderosas que temos à disposição. Você está a dizer para deixarmos de lado uma ferramenta que nenhum movimento de mudança social jamais foi capaz de lutar sem. Você está a dizer para sermos educados e diplomáticos, quando a história mostra que a diplomacia educada em um movimento de mudança social funciona muito, muito melhor quando é acoplado com raiva ardente. Numa batalha entre Davi e Golias, você está a dizer para David deitar sua munição e contar com nada.
Reconheço que a raiva é uma ferramenta difícil em um movimento social, inclusive perigoso. Ele pode fazer as pessoas agirem precipitadamente, o que torna mais difícil pensar com clareza, que pode fazer as pessoas tratarem potenciais aliados como inimigos. Na pior das hipóteses, ele pode até mesmo levar à violência. A raiva é válida, é valiosa, é necessária...mas também pode falhar.
Mas a menos que estejamos realmente colocando vidas em perigo ou prejudicar alguém, não cabe aos crentes dizer aos ateus quando devem e não devem usar esta ferramenta. Não cabe aos crentes dizer aos ateus que estamos a ir longe demais com a raiva e precisamos de nos acalmar. Quando se trata de crentes, não é útil. É paternalista. Ela surge como uma outra tentativa de nos calar. E isso só vai nos deixar mais irritados.
Eu estou a falar de uma história milenar de abuso, injustiça, ignorância, e engano intencionais - e, em seguida, por outro lado, querem comparar com um para um par de anos em que os ateus têm sido sarcásticos sobre a religião na internet? Ou pior, acham que os ateus são um grande problema?
Então faca o que quiser.
Etiquetas:
ateu militante,
ateus,
Greta Christina,
raiva,
religião
domingo, 17 de julho de 2011
Simplesmente nojento
Bispo da IURD incentiva criança a vender brinquedo para doar dinheiro a Igreja . Bem, não tenho adjectivos nem forças para comentar este tipo de absurdo e sem-vergonhice. Isto é uma violação a saúde mental da criança. Trata-se de espremer e explorar o ser humano até ao limite. Não importa se é IURD, Católica, ou que quer que seja, porque é tudo a mesma burla coisa. Um grupo de mafiosos pessoas que se aproveita das fraquezas e necessidades dos outros para enganar, roubar e humilhar, sem o mínimo de clemência. Ganhem vergonha, por favor.
Acessando ao blog do Bispo Edir Macedo, líder e fundador da IURD, é impossível não ficar deprimido com os comentários:
Pelo que reparei dos comentários, o diabo vai pagar caro. O diabo é o grande culpado. Onde estava Deus para que tudo chegasse onde chegou? Os crentes se esquecem que segundo a bíblia, Deus matou 32 milhões de pessoas e o diabo matou apenas 10….enfim, o conceito de Deus todo-poderoso, bondoso, omnipotente, omnipresente e omnisciente é muito incoerente com tudo que vemos.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Porquê os ateus estão com raiva?*(2) -continuação
*Traducão livre do titulo original “Why are atheist so angry?”
Uma das críticas mais comuns contra a comunidade ateia actual é: " Porquê vocês sentem tanta raiva?" Recorde aqui a parte 1. Greta Christina, que passo a citar, tem n justificações para a "raiva ateia":
...Eu fico mais irritada quando os líderes religiosos explicitamente dizem às crianças - e adultos - que o questionamento da religião e da existência do inferno é um pecado terrível, que irá garantir-lhes que o inferno.
Estou com raiva porque as crianças sao ensinadas pela religião a odiar e temer seus corpos e sua sexualidade. E eu estou especialmente irritada que crianças do sexo feminino sejam ensinadas pela religião a odiar e temer a sua feminilidade.
Eu estou irritada - furiosa - com padres que molestam crianças e dizem-lhes que é vontade de Deus. Estou furioso com a Igreja Católica que, conscientemente, deliberadamente, repetidamente, durante anos, agiu para proteger os padres que molestaram crianças, e consciente e deliberadamente agiu para manter isso em segredo, colocando a reputação da Igreja como uma prioridade maior do que, pelo amor de Deus, a integridade fisica e psicologica das crianças molestadas. E eu estou furiosa que a Igreja ao tentar defender-se, em juízo, diz que a protecção de padres que molestam crianças pela troca de dioceses ( para possam molestar outras crianças numa comunidade nova), é um direito constitucional de liberdade de expressão religiosa.
Estou com raiva do 11 de Setembro.
Estou com raiva porque, quando meu pai teve um derrame cerebral e teve que ir para um asilo de terceira idade, entrou em uma casa de repouso, um funcionário perguntou ao meu irmão, "Ele é um baptista ou um católico?" E eu não estou com raiva por causa do meu pai ateu. Estou com raiva, em nome de todos os judeus, todos os budistas, todos os muçulmanos, todos os neo-pagãos, cujas famílias quase certamente tem sido feita essa pergunta. Essa questão é uma pergunta extremamente desrespeitosa, não apenas ao do ateísmo do meu pai, mas para todos naquele lar de idosos que não eram baptista ou católico.
Estou com raiva por que muitas das políticas públicas neste país - não apenas no casamento do mesmo sexo, mas sobre o aborto, pesquisa de células-tronco e educação sexual nas escolas - estão sendo baseadas, não em evidências de que funcionam, mas em textos religiosos escritos centenas ou milhares de anos atrás, e sobre sentimentos pessoais sobre como tais textos devem ser interpretados, sem provas nenhumas.
Fico com raiva quando os líderes religiosos usam a religião, de forma oportunista, e a confiança das pessoas e da fé na religião, para roubar, enganar, mentir, manipular processos políticos, tirar proveito sexual dos seus seguidores, se comportando como a escória da mundo. E eu fico irritada quando as pessoas vêem isso acontecer e ainda dizem que o ateísmo é ruim, porque, sem religião, as pessoas não teriam base para a moralidade ou ética.
Fico com raiva quando os crentes dizem que eles sabem a verdade - a maior verdade de todas sobre a natureza do universo, ou seja, a fonte de toda a existência - simplesmente sentando em silêncio e ouvindo seus coração.
E eu fico irritada quando os crentes dizem que todo a enormidade inimaginável do universo foi feita única e exclusivamente para a raça humana - quando os ateus, por outro lado, dizem que a humanidade é um ponto microscópico sobre um ponto microscópico, um piscar de olhos infinitesimal na vastidão de tempo e espaço – e mesmo assim, os crentes acusam os ateus de serem arrogante.
Fico com raiva quando os crentes usam as lacunas na ciência e conhecimento científico como forma de provar a existência de Deus. Fico com raiva quando, apesar de milhares explicações sobrenaturais virem sendo consistentemente e repetidamente substituídas por naturais, eles ainda pensam que todo fenômeno inexplicável pode ser melhor explicado por Deus.
Continua...
Etiquetas:
ateus,
autores,
fundamentalismo religioso,
Greta Christina,
religião
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Homem recebe primeiro transplante de pernas do mundo
Para ler a notícia na íntegra clique aqui.
Give me a break!!!
Um milagre, não acham? Sim, feito pelos médicos, porque estamos fartos de saber Deus não faz este tipo de milagres. Aliás, qual o sentido de Deus amputar as pernas de alguém para depois restituir? Como esperado, quando os médicos acertam, o crédito vai para deus, não tardou:
Tradução livre: “Como enfermeira de profunda fé cristã, eu acredito que Deus deu talento especial e compreensão aos médicos e enfermeiros para poderem fazer a diferença na vida de seus pacientes”.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Franciso Ayala* sobre o “Projecto Inteligente”
*Escritor Espanhol
"A implicação do Design Inteligente é que Deus é um engenheiro muito, muito mau. Um engenheiro que teria projectado a mandíbula humana seria demitido, a nossa mandíbula não é suficientemente grande para todos os nossos dentes. Deus comtendo este erro trivial, óbvio, um erro de design? Bem, talvez o seu Deus faz coisas dessas coisas - certamente não o meu. Eu não quero ter que adorar um Deus que não é inteligente o suficiente para fazer tão bem quanto um engenheiro humano".
Etiquetas:
autores,
criacionismo,
Francisco Ayala,
intelligent design
domingo, 10 de julho de 2011
Porquê os ateus estão com raiva?*(1)
*Traducão livre do titulo original “Why are atheist so angry?”
Este foi o tema de uma palestra dada pela blogueira Greta Christina na Convenção de Ateus Americanos, em Des Moines, Iowa. Basicamente, ela defende que os ateus têm razoes mais que suficientes para estar com raiva. Para dar apenas alguns exemplos, estamos furiosos com as injustiças, como a mutilação genital, a crença fervorosa e promoção de anti-ciência e à constante opressão das mulheres e outras minorias, por causa das idéias perpetuadas pela religião e pela ignorância cultural. A raiva não é o ódio. A raiva não é a violência. A raiva não é fanatismo. A raiva nos inspira a falar contra o sexismo, o racismo e a psuedo-ciencia. Inspira-nos a lutar por mudanças.
Tentei resumir ao máximo, e mesmo assim publicarei em 3 partes mas vale a pena ler:
Ateus e Raiva
Uma das críticas mais comuns contra a comunidade ateia actual é: " Porquê vocês sentem tanta raiva?" Então falarei sobre: "porquê estamos com raiva". Ou melhor - porque este é o meu blog e eu não pretendo falar por todos ateus - "Porquê estou com raiva".
Eu estou irritada porque, segundo uma pesquisa do instituto Gallup, apenas 45 por cento dos americanos votariam em um ateu para presidente.
Eu estou irritada porque as convenções ateias tem que ter segurança extra, incluindo detectores de metais e revistas de bolsas, por causa de ameaças de morte.
Eu estou irritada por que os soldados ateus - nas forças armadas dos EUA - têm suas reuniões ateístas interrompidas por oficiais superiores cristãos, em uma violação directa da Primeira Emenda. Estou com raiva porque grupos evangélicoscristãos estão a ter cada vez mais acesso exclusivo para fazer proselitismo em bases militares - mais uma vez nas forças armadas dos EUA, novamente em violação directa da Primeira Emenda. Eu estou irritada por que os soldados ateus que reclamem sobre isso são perseguidos e recebem inclusive ameaças de morte dos soldados cristãos e oficiais superiores - mais uma vez, nas forças armadas dos EUA. E eu estou com raiva porque os cristãos ainda dizem, presunçosos, frases hipócritas como, "não existem ateus nas trincheiras." Você sabe porquê não vê os ateus nas trincheiras? Porque os crentes ameaçam matá-los se eles derem a cara.
Eu estou irritada por que o 41º Presidente dos Estados Unidos, George Herbert Walker Bush, disse uma vez sobre ateus "Não, eu não sei se ateus deveriam ser considerados cidadãos, nem se deveriam ser considerados patriotas. Esta é uma nação sob Deus ". Meu presidente. Não, eu não votei nele, mas ele ainda era o meu presidente, e ele ainda disse que a minha falta de crença religiosa significava que eu não deveria ser considerado um cidadão americano.
Eu estou irritada porque levou até 1961 para os ateus terem o direito de servir em júris, testemunhar em tribunal, ou ocupar cargos públicos em todos os estados do país.
Eu estou irritado por que quase metade dos americanos acreditam no criacionismo. E não é o criacionismo do tipo, "Deus tem uma mão na evolução" , mas um criacionismo extremo, que acredita na terra-jovem e que "Deus criou o homem na sua forma actual, de uma única vez nos últimos 10 mil anos".
Continua…
Etiquetas:
ateus,
fundamentalismo religioso,
Greta Christina,
raiva
Subscrever:
Mensagens (Atom)
