terça-feira, 20 de abril de 2010

Péssimas noticías

Regressei a Moçambique a 2 semanas atrás depois de 2 anos a fazer mestrado na África do Sul e logo percebi como algumas coisas mudaram. Quando saí do país em 2008 a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) só tinha espaço num canal aberto de televisão. Agora que cheguei fiquei chocado, literalmente, de apenas 1 canal em 2007, agora a IURD expandiu-se para outros 2 canais abertos de televisão, fazendo um total de 3!!! Isto quase elimina a probabilidade de se assistir algo de jeito das 20 horas em diante. Como se não bastasse existe também um canal aberto da Maná, que funciona 24 horas, entre rezas e vigílias. Só sobraram a televisão pública e a Rádio Televisão Portuguesa (RTPÁfrica), mas não se sabe por quanto tempo ainda resistem. Acho que o país tem em mãos um problema de saúde pública gravíssimo, e eu sinceramente temo pelos meus compatriotas. Todos conhecem o poder da televisão, especialmente num país como Moçambique, 20 milhões de habitantes, dos quais a maior fatia são analfabetos e supersticiosos. Por outro lado a IURD demonstra em grande classe o seu poderio financeiro, feito certamente a custa de centavos de muita gente ansiosa por salvação e vida eterna. Não sei até que ponto isto é admissível, mas parece me que ninguém pode fazer nada a respeito porque também duvido que haja legislação sobre o assunto ou algum outro tipo de regras que estabelecam limites para este tipo de palhaçadas. Mas a verdade é que muitos estão a ficar sem escolha!

2 comentários:

  1. há, colega.

    aqui no Brasil nada mais que 4 (QUATRO) canais exibem programas cristãos (entre evangelicos e catolicos) durante, pelo menos, 6 horas/dia. as vezes são 5 canais. sendo q dois deles passam o mesmo programa ao mesmo tempo.

    é uma tortura a TV aberta daqui. de madrugada chega a ser ridiculo!!

    ResponderEliminar
  2. Horrivel mesmo hein?um dos nossos canais aqui pertence a Rede Record ai do brasil!felizmente nao sou muito de televisao!

    ResponderEliminar