terça-feira, 26 de abril de 2011

Qual o mais violento, a Bíblia ou o Corão?



Qual é o mais violento, a bíblia ou o Corão? Será possível responder objectivamente a esta pergunta?

Bom, não é fácil. Mas é possível comparar a quantidade de crueldade e violência nos dois livros. Aqui está um resumo dos versos em evidência na SAB (Skeptic Annotated Bible) e SAQ (Skeptic Annotated Quran):

Livro           Número de passagens
                     violentas ou cruéis

Bíblia                            1214

Corão                            527


A bíblia tem o dobro de passagens cruéis ou violentas que o Corão. Mas a bíblia é muito maior. Então, como fica se levarmos em conta o tamanho dos dois livros?



Livro       Violência e    Versos       Percentagem
                 crueldade      totais             
                                                                                                      
Bíblia       1214              31173                 3.89
  
Corão      527                  6236                 8.45

Se levarmos em conta a percentagem de versos cruéis ou violentos (indicados na SAB/Q), o Corão tem mais do dobro da violência da bíblia (8.45 vs. 3.89%).

Claro que esta analise não tem em conta a intensidade da crueldade nos versos. Isso é interessante, por exemplo, em Números 31:14-18 ou Quran 5:34, qual o mais cruel?? Isso é algo que pode variar de pessoa em pessoa.

Muitos argumentos poderiam ser usados para defender qual o livro mais violento e cruel alguma vez escrito pela humanidade. O prêmio iria com certeza para um destes dois, a bíblia ou Corão, pois nenhum deles tem concorrentes próximos. É assustador pensar que mais da metade da população mundial acredita em um ou outro.

1 comentário: