quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reflexões sobre o cepticismo (1)


Porque este blog também é cepticismo, para variar, decidi escrever um pouco sobre o assunto. Mas o que é cepticismo? Segundo Dr Steven Novella:

Céptico é aquele que prefere crenças e conclusões que são confiáveis e válidas ao invés das que são reconfortantes ou convenientes, e, portanto, de forma rigorosa e aberta aplica os métodos da ciência e da razão empírica a todas as alegações. Ele avalia ou aceita qualquer alegação com base na lógica válida e justa e evidencias completas disponíveis, avaliando as armadilhas da razão humana e os mecanismos de fraude de modo a evitar ser enganado por terceiros. O cepticismo valoriza o método e não a conclusão.

Como se pode ver, esta conversa não é apenas sobre religião. Às vezes, o mais difícil que uma pessoa pode enfrentar é estar errado sobre alguma coisa. Todos nós temos crenças que podemos nunca ter considerado ou examinado. Como crianças, nós absorvemos tudo que nos dizem sem questionar. Assim crescemos e muitas vezes reagimos duma maneira robótica em torno dessas crenças. Obviamente é impossível sentarmo-nos e questionar todos os minutos do nosso dia ou todas as decisões que tomamos. Existem muitas coisas ou decisões que geralmente são tomadas ou assumidas com base na probabilidade. Mas aqui falo de alegações extraordinárias.

"Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias." Carl Sagan

Esta é a lição mais importante -se alguém alega ser capaz de prever o futuro, esta não é uma alegação ordinária. Ela desafia as leis físicas do universo e deveria ser considerada impossível. Seria espantoso se alguém o pudesse fazer. Isto significa que montes de evidências são necessários para provar que alguém realmente consegue prever o futuro. Não deveríamos simplesmente aceitar evidências anedóticas para esta alegação.

Cépticos estão abertos a novas ideias e possibilidades, eles apenas precisam de uma boa evidência para alegações (provas cientificas).

1 comentário:

  1. This is my first time go to see at here and i am truly impressed to read everthing
    at one place.
    Here is my website ; related web site

    ResponderEliminar