segunda-feira, 26 de abril de 2010

É tudo besteira!

Estava eu num belo dia a observar o pôr do sol quando vejo o meu vizinho a rezar (ele é muçulmano). Só não “eternizei” o momento com uma fotografia por pena, literalmente, e respeito de privacidade. Parei por um instante, e finalmente me dei conta do quão cruel e poderosas as religiões podem ser sobre a racionalidade humana. No caso dos muçulmanos, o fiel deve rezar todo dia em cinco horários: 5:00, 12:30, 16:00, 18:30 e 20:00. Voltando ao meu vizinho, acho aquilo tudo tão descabido de sentido e desnecessário: o que está ele a adorar? Porquê? A mesma pergunta serve para os outros crentes. Muita gente despreza as religiões pagãs, mas a verdade é que todas as religiões prestam o mesmo papel: Ridículo. A diferença está apenas no tipo de fantasia que cada um constrói: Uns adoram o sol ou a lua, enquanto outros fazem preces a um senhor indectetavel, invisivel sentado algures entre nuvens, que controla e até pode manipular os pensamentos e acções dos mais 6 biliões de humanos da terra! Em termos de racionalidade não me parece que haja diferenças entre os grupos de crentes: nenhuma das crenças faz mais sentido que a outra. Ambas teriam a mesma pontuação numa eventual escala de parvoíces. Talvez umas sejam mais aperfeiçoadas que outras, e não mais do que isso.

Conclusão: Toda a religião é besteira.

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” Stephen Henry Roberts


5 comentários:

  1. Ola,
    Concordo com o ridiculo e palhacadas de muitas religioes.....nem eu mesma sigo tudo o que minha igreja diz. Acredito que eles procuram conforto em algo que esta para alem de ser explicado. Embora com o tempo eu va me afastando de usos e crencas, sinto que nao estou aqui na Terra so por mero acaso de explosoes a milhares de anos atras....

    ResponderEliminar
  2. ...sinto que nao estou aqui na Terra so por mero acaso de explosoes a milhares de anos atras....

    Bom, as pessoas que postularam essa teoria o fizeram baseando-se em evidencias.interpretaram factos, nao o dizem por crenca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras" Nietzsche
      Quem mente, sabe estar mentindo. Quem está convicto nem se dá conta de seu engano.

      Sendo assim tenho profundo respeito e admiração por aquele que acredita sem provas, principalmente se isto o faz ser uma pessoa melhor. Particularmente, acho possível ser respeitoso e tolerante mesmo sem crença nenhuma.Entretanto a unica coisa que posso dizer é que estar convicto da não existência de d(D)eus nada mais é que uma crença: "a crença na não existência".

      Eliminar
  3. Ambas teriam a mesma pontuação numa eventual escala de parvoíces [2]

    adorei colega! super concordo!

    eu tbm costumo escrever sobre como a ideia de um deus criador não faz la muito sentido.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia a todos! nao sei como um ser humano pode falar tanta besteira, me refiro a esse camarada que fez esse comentario. entende tanto que escreveu Deus errado, isso prova o quanto ele entende!!!?. nada!!! religioes, religioes! isso vai levar muita gente pro inferno!!!.

    ResponderEliminar