segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jesus Cristo, uma farsa?! (1)

Desde que me lembro de mim como um ser pensante, nunca acreditei em em qualquer espécie de deus, mas em algum intervalo de semi-lucidez acreditei na figura de Jesus Cristo. Não no Jesus ressuscitador de mortos, curador de lepras, que caminha sobre as águas, e.t.c. Sempre pensei num Jesus muito humano, uma pessoa indistinguível dos pastores e padres dos dias de hoje dotados de poderosos “actos de fala” para convencer, um excelente orador para o tempo em que viveu. Mesmo assim, esse personagem teria que ser fascinante, mesmo que NÃO FOSSE SOBRENATURAL OU SEMI-DEUS!!! Um alguém que conseguisse mover legiões de seguidores até os dias actuais como fez o tal Jesus tinha de ser necessariamente um “milagre”.

O tempo passou e finalmente perguntei-me: o que existe de concreto sobre tão íncrivel personagem? Entre muitas figuras pré e pós o suposto Cristo, estão Júlio César, Cleópatra, Tchaka Zulu, Tutankamon,e.t.c, que hoje sabemos que são personagens reais porque existem registos muito fiáveis que o confirmam. E Jesus Cristo? O que temos sobre ele? Quando viveu? Onde viveu? Onde nasceu? Quem foram seus amigos?

O que temos de concreto que evidencie a existência de Jesus Cristo?

a) O Santo Sudário?

b) A bíblia sagradíssima?

Continua.

1 comentário:

  1. Precisas de te actualizar Hermogenes. Tácito, Josefo, Talo, Plínio o Jovem, Luciano, Suetónio e Mara Bar-Serapion, ignorando os escritos gnósticos.

    ResponderEliminar