sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Astrônomo amador

Eu sou uma pessoa curiosa de natureza, faço um esforço para entender os fundamentos por trás das teorias científicas. Foi assim que interessei-me pela astronomia. Tudo começou depois de eu me fazer a pergunta “porquê se considera a teoria do Big Bang como facto comprovado?”. Na jornada a procura de respostas acabei vendo alguns bons documentarios sobre astronomia e cosmologia e percebi o quão fascinante era tudo aquilo. Fiquei surpreendido quando descobri que os gregos antigos calcuram com precisão a distância da terra a lua, calcularam o diámetro da terra com mais ou menos 10 % de erro entre outros feitos admiráveis apesar dos poucos recursos tecnlógicos (Os antigos não eram tolos nenhuns pelos vistos). Eles ainda conseguiram identificar 5 planetas a olho nú e os nomearam segundo os deuses de sua mitologia e esses nomes se mantêm até hoje: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (A lua não é planeta, mas um dia falo disso).

Não deixa de ser estranho que um veterinário, a fazer Mestrado em Bioquímica e Biologia Molecular vá se interessar em ler astronomia e cosmologia. A alguns dias deixei de ser um simples leitor curioso e passei a prática: deitei dinheiro fora comprei um telescópio. Sim, um TELESCÓPIO (exemplar na foto abaixo) e agora sou oficialmente “um astrônomo amador”.

Bom, só falta arranjar tempo (não sei onde e quando) pra ler sobre os movimentos dos objectos celestiais, porque afinal não é só apontar o telescópio pra cima e ver tudo bem estampadinho. Na verdade é mais complicado do que parece, a visualização dos objectos celestiais dependede da constelação em que está posicionado o respectivo objecto, a latitude e longitude geográficas do observador, a estação do ano a data e a hora em que se pretende fazer a observação. Isto porque os corpos celestes não estão “colados” no céu, mas sim em movimento.Felizmente hoje em dia existem softwares na web que permitem que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo tenha acesso a um mapa celestial específico para o dia , hora e local onde o observador se encontra .




"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do espaço é uma alegria para mim compartilhar uma época e um planeta com você." Carl Sagan (astrônomo respeitado e crítico ferrenho das pseudociências, famoso pelos seus esforços de popularização da ciência).











Sem comentários:

Enviar um comentário