quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Reflectindo sobre a teoria da evolução (3)

Está é a penultima desta série (clique aqui para ver parte 1 e parte 2). Na parte 2 apresentei algumas  evidências a favorda teoria da evolução. Hoje apresento mais duas:

4. Especiação- é o processo pelo qual uma espécie diverge, produzindo duas ou mais espécies descendentes. Eventos de especiação foram observados diversas vezes, tanto em condições controladas de laboratório assim como na natureza.
Há quatro tipos de mecanismos de especiação, sendo a especiação alopátrica considerada a mais comum em animais. Esse tipo de especiação ocorre quando populações são isoladas geograficamente, por fragmentação de habitat ou migração, por exemplo. Como as forças evolutivas passam a atuar independentemente nas populações isoladas, a separação vai, eventualmente, produzir organismos incapazes de se intercruzarem. Veja na figura abaixo exemplo de especiação dos Tentilhões de Darwin das Ilhas Galápagos, resultante de isolamento geográfico. Neste caso houve surgimento de 12 novas espécies.


5. A distribuição geográfica das espécies- os organismos são adaptados ao seu ambiente a um maior ou menor grau. Se os fatores abióticos e bióticos dentro de um habitat são capazes de sustentar uma espécie em particular em uma área geográfica, então se supõem que a mesma espécie seria encontrada em um habitat similar em uma área geográfica também similar, por exemplo, África e América do Sul. Mas não é isso que ocorre. Plantas e animais são descontinuamente distribuídos através do mundo: África tem macacos com cauda mais curta, enquanto os macacos de cauda longa ocorrem na América do Sul. Ou ainda repare na distribuição geográfica dos grandes felinos/ panteras: Panthera leos ou leão (África), Panthera tigris ou tigre (Ásia), Panthera pardus ou leopardo africano (África), Panthera onca ou jaguar (Américas) e Panthera uncia ou leopardo-das-neves (Ásia).
Os grandes grupos de mamíferos modernos originaram-se no Hemisfério Norte e subsequentemente migraram para três direções principais: Para a América do Sul através de pontes de terra (Estreito de Bering e Istmo do Panamá e para a África através do Estreito de Gibraltar e para Austrália pelo Sudeste da Ásia que já foi no passado ligado por terra.

continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário