terça-feira, 16 de março de 2010

Pseudociência(2)

Continuando com a série “pseudociência”… Nos últimos anos tem se assistido a uma proliferação assustadora de pseudociências. Factores como educação científica deficiente e comunicação social preocupada em obter manchetes e nunca com a qualidade da informação são dois factores importantes. O surgimento e expansão da internet também veio dar um empurrão na difusão das pseudociências.
A variedade de pseudociências existentes é impressionante e seu número continua a crescer, em função do surgimento de teorias completamente originais ou, o que é mais comum, da adaptação e modificação de conceitos antigos. Boa parte delas é baseada puramente em crenças antigas, que datam de uma época onde o pouco conhecimento que o homem tinha do universo levava, de forma compreensível, a especulações fantasiosas.

Em alguns casos, a crença em uma pseudociência pode ser razoavelmente inofensiva, não levando a nenhuma outra conseqüência além de uma auto ilusão e de um certo desperdício de dinheiro. Por outro lado, pseudociências médicas, por exemplo, anunciadas como curas eficazes para uma variedade de doenças, podem causar danos à saúde que vão desde um simples atraso na cura de uma condição médica de baixa gravidade até a morte. Danos consideráveis também são causados quando uma pseudociência se infiltra no sistema político ou educacional. Exemplos clássicos são a utilização de conselhos de uma astróloga por administradores públicos (o caso mais famoso é o do ex-presidente americano Ronald Reagan) e as tentativas de se abolir o ensino da teoria da evolução das espécies, em escolas americanas, por contrariar o dogma da criação do universo como exposto na Bíblia.

Uma das pseudociências que tem ganho bastante terreno e seguidores, chegando a fazer parte do sistema nacional de saúde em alguns paises, é a homeopatia. Nunca vi algo tão sem sentido, como se não bastasse pago com dinheiro dos contribuintes. Mas no próximo post falamos.

3 comentários:

  1. Caro amigo, lendo tua publicação,achei bacana tuas explanações sobre a questão da pseudociencia. Porem, alguma opiniões tuas, necessitem um olhar um pouco mais apurado.Pois se tem tanta certeza assim, como no caso da Homeopatia, é porque não sabe do que está falando. Se não conhece do que fala, não deveria expressar opinião. Se tua visão, é de tal forma limitada a visão ocidental, se se fecha para o que não pertence a "nossa" cultura, tão cheia de limitações e pseudo-verdades, acreditadas por quem se satisfaz somente com o que os olhos podem efetivamente ver, digo-te com tranquilidade...vá conhecer do que está falando. Mas não um experenciar raso e desejoso de resultados imediatos. Estude, pesquise, conheça, se abra para o que está pesquisando, coloque-se como um verdadeiro buscador, de olhos realmente atentos. Talvez alguma coisa se transforme em teu olhar. Abraço e boa caminhada para ti.

    ResponderEliminar
  2. Oi Silvia, obrigado pelo comentario.Eu ainda vou dedicar um post sobre homeopatia e acho que ai ficara claro ate que ponto eu li sobre o assunto
    abraco

    ResponderEliminar
  3. Cara Silvia,
    Obrigado pelo comentario.
    Estou a preparar um post sobre homeopatia. Depois disso acho que ficara claro ate que ponto li sobre o assunto.
    abraco

    ResponderEliminar