segunda-feira, 15 de março de 2010

Pseudociências (1)

Eu sou uma pessoa extremamente céptica. Eu me divirto quando vejo como um monte de gente leva a astrologia a sério. Muitos até acreditam que a astrologia é CIÊNCIA, completamente falso. Pseudociência, sim! Mas afinal, o que é pseudociência? Segundo o wikipédia, é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos. Em poucas palavras: mistura de superstição com ciência!

Voltando...a astrologia baseia-se na crença dos povos antigos que afirmavam que os astros influenciavam a vida das pessoas e a natureza. A característica fundamental da ciência é basear-se na observação da natureza e na experimentação. Os efeitos das posições dos planetas e da Lua em qualquer pessoa na Terra nunca foram desmonstrados em qualquer estudo sistemático. Nas últimas décadas vários cientistas testaram as previsões da astrologia e comprovaram que não há resultados:

-O psicólogo Bernard Silverman, da Michigan State University, estudou o casamento de 2978 casais e o divórcio de 478 casais, comparando com as previsões de compatibilidade ou incompatibilidade dos horóscopos e não encontrou qualquer correlação. Pessoas "incompatíveis" casam-se e divorciam-se com a mesma frequência que as "compatíveis".

-O físico John McGervey, da Case Western University, estudou a biografias e datas de nascimento de 6000 políticos e 17000 cientistas e não encontrou qualquer correlação entre a data de nascimento e a profissão, prevista pela astrologia.

São apenas alguns exemplos, mas devem servir para acordar os mais distraidos, que não são poucos: mais de 50% das pessoas normalmente acreditam em astrologia. Também né? numa sociedade em que as pessoas acreditem em cobras falantes, nao seria dificil acreditar que as estrelas influenciam nossas vidas!

2 comentários:

  1. Agradeço o link, adicionei o seu lá, amigo.
    Conheça tbm o Atheist College, uma rede social para ateus.
    Tem o link lá no ATeu e à toa.

    Um abraço

    Fabenrik
    ateu e atoa

    ResponderEliminar