quinta-feira, 16 de junho de 2011

Porquê debater com as Testemunhas de Jeová é inútil?

Devo admitir um certo grau de ingenuidade quando tive meu primeiro debate com duas testemunhas de Jeová, há alguns meses atras. 'Ingênuo', porque quando me perguntaram: "Você acredita em Deus?" Eu deveria ter trancado a porta e ignorá-los como qualquer pessoa sensata teria feito.
Em vez disso, eu fiquei na expectativa de ter um debate interessante sobre a existência de Deus. Lembro-me de a minha resposta: "Não" disse eu, enquanto pensava no que diria a seguir. "Na verdade eu sou um ateu convicto. Eu leio muitos livros e artigos de Richard Dawkins, Sam Harris, Dan Dennett e ... "Eu olhei e vi as expressões faciais indiferentes. Claramente, eles nunca tinham ouvido falar.


Honestamente, levou me quatro discussões bastante longas e 3 livros para perceber plenamente que estava a perder meu tempo com eles. Não importa quão lógicos meus argumentos eram e o monte de evidencia cientifica que eu apresentava, eles não estavam abertos a qualquer sugestão de que a Bíblia pode estar errada. Mas porquê estariam? A sua intenção é anunciar a Boa Nova, como eles chamam, a fim de converter pessoas a uma crença em Deus para salvá-los da destruição iminente que espera os incrédulos depois do Armageddon. É seguro afirmar que esses pontos de vista não são o resultado de uma avaliação das provas existentes para tais alegações.

A última conversa que tive com eles foi provavelmente a mais absurda. Era sobre a história da Arca de Noé, que eles acreditavam que era absolutamente verdadeira. Eu tentei apontar a improbabilidade extrema (!) que um homem de 600 anos construiu uma embarcação contendo vários milhões de espécies animais, a fim de salvá-los de uma inundação futura que iria cobrir os topos de todas as montanha da Terra. (E isso sem falar que tal pessoa viveu até os 900 anos de idade ... e que muitos dos animais são predadores naturais ... e que os animais de continentes desconhecidos a Noé teriam que nadar oceanos e caminhar continentes para chegar a Arca).
Nada fez qualquer diferença para a sua crença na verdade literal da Bíblia. Devo admitir que fiquei surpreendido ao encontrar-me a discutir a veracidade de tais histórias com adultos.


Em retrospectiva, agora percebo que perdi completamente meu tempo. Eu saí da minha rotina para ler os livros deles e debater, porque eu realmente queria ter uma idéia mais clara dos seus pontos de vista. Claro, eu não penso que eu iria me converter em crente, mas pelo menos eu queria entender mais sobre as crenças das pessoas que eu estava debatendo com.
Será que eles tentaram fazer o mesmo? Não. Em nenhum momento eles mostraram qualquer interesse genuíno na literatura que citei ou os tópicos que levantei - muitos dos quais tiveram um impacto directo sobre a validade de suas crenças.

A próxima vez que eles vierem, eu estarei muito ocupado a ler um livro ou ver TV e não poderei abrir a porta.

7 comentários:

  1. Por acaso achei esse blog na internet, estava pesquisando um pouco sobre o ateísmo...Achei meio nada a ver esse artigo porque, pelo que deu para entender, o contrário também acontece...tipo discutir com ateus também é inútil...Falo isso porque meu namorado também é ateu! Mas, de qualquer forma, cada um com suas crenças...

    ResponderEliminar
  2. Oi, pode ser inutil discutir com ateus. e uma opiniao, mas o importante e justificar porque.

    ResponderEliminar
  3. Isso, Testemunhas de Jeová são vão bater na sua porta se você quiser. Se não, apenas expresse-o ou anote um recado na sua porta... Eles vão anotar sua casa para não bater nela.

    Elas não querem obrigar ninguém a crer. Só mostram: "nos cremos nisso, baseado nisso." Se te for suficiente para crer e você quiser tomar alguma ação na sua vida diante daquilo exposto ok. Elas te ajudarão.
    Se não ok. A responsabilidade moral que elas sentem de testemunhar para você acabou.
    Só expresse que não quer que batam à sua porta.

    Elas não tem interesse, e em geral não vão estar preparadas para longos debates, que não raro só exaltam a vaidade de vindicar o próprio ego.

    E o fato desses 2 nunca terem ouvido falr de Richard Dawkins não as faz ignorantes. O ateismo é abordado e até citações de ateus de renome até hoje como o famoso Bertrand Russel são encontradas nas publicações delas.

    Se você quiser continuar a ler suas publicações, leia aquelas que espeficamente são especiais para defender a existência de um Criador, e o relato bíblico e a credibilidade da Bíblia diante de tantos outros livros sagrados.
    Talvez você veja que sua literatura não é nada ignorante sobre os ataques da credibilidade da Bíblia, o deus dela, e que quando elas os defendem não o fazem exatamente nas mesmas bases que as religiões chamadas cristãs (Catolicismo, os chamados evangélicos), nem usam exatamente os argumentos do chamado "criacionismo".

    ResponderEliminar
  4. Parei de ler em "Não importa quão lógicos meus argumentos eram e o monte de evidencia cientifica que eu apresentava"... Sério msm que vc acredita no que ateus como Richard Dawkins inventam? Tanta gente já refutou as idéias até ridículas desse cara. Então temos testemunhas de Jeová cegas pela crença deles na bíblia e um ateu cego pelas crenças desses escritores famosinhos ateus. Ah, aliás, existe evidencia cientifica que Deus não exista? Não! Não existe, assim como tbm não existe evidência cietifica alguma que faça o evolucionismo deixar de ser TEORIA. Discutir com ateu é inútil mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM É INUTIU DISCUTIR COM ATEUS, POIS SE NÃO ACREDITAM NEM EM DEUS QUE LHE DEUS A SUA VIDA, E NEM ACREDITAM EM NADA? É PERCA DE TEMPO POIA A PALAVRA DE DEUS É MUITO PRECIOSA, MAS SÓ FAZ EFEITO PARA AQUELES QUE A RECEBEM.

      Eliminar
  5. Não existe prova negativa.. se eu não provar que não existe unicórnio ou papai noel, automaticamente eles existem?? E vc deveria se informar o que segnifica teoria científica... tenha um bom dia... heheh

    ResponderEliminar
  6. Teoria da evolução é filosófica é mais mitológica do que os mitos dos povos antigos que diziam sobre a origem do cosmo.

    ResponderEliminar