sexta-feira, 1 de julho de 2011

Porquê a ciência e religião são incompatíveis (1)


Muitos historiadores e sociólogos têm negado que alguma vez tenha havido guerra entre ciência e religião. Alguns chegam mesmo a afirmar que o cristianismo foi responsável pela ciência! Eles têm ignorado os factos históricos mais importantes. Grécia e Roma estavam adiantados rumo a ciência moderna, quando o cristianismo subitamente interrompeu o progresso cientifico durante mil anos. Não foi por acaso que a revolução científica do século XVIII aconteceu somente após as revoltas contra a autoridade da Igreja no Renascimento e as reformas abriram caminho para novas maneiras de pensar.

Claro que muitos cientistas também são religiosos, mas eles têm seus cérebros compartimentados em duas secções que não falam uma com a outra.

A ciência e a religião são fundamentalmente incompatíveis por causa de sua epistemologias inequivocamente contrárias - os pressupostos que fazem a respeito do que podemos saber sobre o mundo. Todo ser humano vivo tem consciencia de um mundo que parece existir fora seu corpo, o mundo da experiência sensorial que chamamos de natural. A ciência é o estudo sistemático das observações que fazemos sobre o mundo natural com nossos sentidos e instrumentos científicos e a aplicação do conhecimento obtido com a actividade humana.

Todas as grandes religiões ensinam que os seres humanos possuem um adicional sentido "interno" que nos permite ter acesso a um reino que está além do mundo que vemos ao nosso redor - uma realidade divina transcendente que chamamos de sobrenatural. A religião é um conjunto de práticas destinadas a se comunicar com o sobrenatural e aplicar os conhecimentos adquiridos, assim, às necessidades humanas.

 
A hipótese de trabalho da ciência é que os dados empíricos são a nossa única fonte confiável de conhecimento sobre o mundo. Sem dúvida a ciência tem seus limites. Mas isso não quer dizer que a religião ou qualquer outro sistema de pensamento alternativa proporciona automaticamente qualquer visão sobre o que está além desses limites.

 
A comunidade científica em geral acredita que a ciência não tem nada a dizer sobre o sobrenatural. No entanto, se realmente possuímos esse sexto sentido que nos diz sobre uma realidade não observável importante para nós e influencia nossas vidas, então devemos ser capazes de observar os efeitos dessa realidade. Até o momento, não vemos evidências a favor e não temos razão para confiar neste sexto sentido sentido do sobrenatural.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário