sábado, 30 de janeiro de 2010

As origens das nossas diferenças

Não sei se alguém já terá lido o livro “Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?-uma visão científica (e bem humorada) das nossas diferenças”, da autoria de Alan e Barbara Pease? Eu muitas vezes digo que a evolução dá respostas muito elegantes a muitas perguntas. Acho que todos concordam que apesar de sermos da mesma espécie, homens e mulheres parecem viver em mundos diferentes, literalmente. Isso porque os cérebros masculino e feminino evoluíram com potência, capacidades e talentos diversos para desempenhar funções completamente diferentes.


A brincar e brincar o livro encontra respostas bem divertidas e fundamentadas (e com dados científicos) para explicar as diferenças entre homem e mulher, aí vão alguns exemplos:

Porque as mulheres têm uma visão periférica mais ampla (pode echegar a 180 graus) que os homens, que têm visão do tipo "túnel"?

Desde os nossos primeiros ancestrais, as fêmeas como guardiãs da prole, tinham que ter o cérebro pronto para perceber um campo visual que lhes permitisse perceber algum predador se aproximando e perceber pequenas mudanças no comportamento de sua prole, que poderiam indicar dor, fome, doença, agressividade ou tristeza. Os olhos do homem configurado para uma visão a longa distância, do tipo "túnel", que o faz enxergar claramente em frente até muito longe, como se usasse binóculos. Como caçador, o homem precisava ser capaz de identificar e perseguir alvos distantes.

Porquê os homens têm a pele tão grossa?

A pele do homem é mais grossa do que a mulher. No homem a pele das costas é 4X mais grossa que na barriga. Quando os rapazes atingem a puberdade já perderam parte de sua sensiblidade ao toque: É simplesmente o corpo se preparando para a os rigores da caça. Os nossos ancestrais precisavam ter uma pele menos sensível para poder correr entre plantas cheias de espinhos e entrar em luta corporal com animais e inimigos sem que a dor o incomodasse.

Como o homem actual defende o território?

Já aconteceu convosco ou já reparam que a maioria dos homens nos restaurantes prefere sentar de costas para a parede, de frente para a entrada? Assim se sentem confortáveis, seguros e ficam alertas pois assim não é provável que alguém esteja observando escondido ou algo parecido. Em casa, os homens agem igualmente por instinto: escolhem o lado da cama mais próximo da porta do quarto.
Reparem como o cérebro do homem é estruturado para escutar sons associados a movimentos (passos ou galhos quebrando ou outros sons vindos de fora e casa). Ele acorda em uma fracção de segundo (pra defender a família de um possível ataque). Mas por outro lado não é capaz de acordar com o choro do bebé!!!

Estes são exemplos de instintos que vêm desde os tempos da caverna, em que tinhamos que estar alertas e preparados para tudo, sempre com a atenção voltada para o que se passava em torno, visando à defesa do território, enfrentando as mais variadas ameaças à sobrevivência.


São muitas perguntas com respostas bem interessantes, se pudesse postava o livro todo!!!. Mas não há espaço pra mais. Se é pra levar a sério ou não? não sei, mas do ponto de vista evolutivo faz sentido!

2 comentários:

  1. Dá-lhe o" processo imaginário da evolução".
    Onde está o empirismo destas afirmações?
    Depois são os teístas que usam de estórias da carrocinha.

    ResponderEliminar
  2. Jonas, um post pra relaxar, um pouco de humor nao faz mal a ninguem

    ResponderEliminar