domingo, 21 de fevereiro de 2010

Alguém conhece melhor design? (1)

Um dos argumentos, que nem o chega a ser, mais irritantes usados pelos apoiantes do Design inteligente para defender a existência de Deus é a “planeamento” que observa na Natureza. Segundo eles, a maior parte da natureza “só pode” ter sido projectada por um ser inteligente, que seria Deus. Para esse tipo de crentes, é impossível olhar para um Jardim e não acreditar que não há fadas escondidas nele. Eles olham para a chuva e sol como benção e design porque fazem a vida florescer na terra. Mas a chuva e o sol fazem tanto bem como mal: plantas venenosas florescem, mosquitos e moscas multiplicam-se...e.t.c! Não há design nenhum, é a natureza a funcionar em pleno.

Olhemos por exemplo para uma classe muito especial de patôgenos: parasitas. Estes revelam um adaptação impressionante em relação ao hospedeiro. Ninguém escapa a tão perfeito design: os tripanosomas (causadores da doença do sono em humanos e “nagana” em gado) possuem na sua superficie moléculas (~10 000 000) chamadas Glicoproteinas Variáveis de Superfície (GVS). Estas moléculas são bastantes antigénicas e castigam, literalmente, o sistema imunitário do hospedeiro: cada vez que a parasitémia atinge o pico, o hospedeiro produz anticorpos contra o parasita. Esses anticorpos não conseguem eliminar todos os trypanosomas porque parte deles muda a GVS. Esses tripanossomas multiplicam-se novamente até um novo pico de parasitêmia, o hospedeiro produz anticorpos que não eliminam todos os parasitas, e o processo repete-se, repete-se por semanas ou até meses...até que o sistema imunitário do hospedeiro colapsa e o individuo morre. Por outro lado, esses parasitas desenvolvem-se na mosca tsetse (vector) sem causar nenhum dano, inclusive "desligam" a GVS e algumas enzimas importantes e as reactivam no hospedeiro mamífero(importantes para degradação de nutrientes do hospedeiro, invasão e multiplicação).


MAS DEUS NOS AMA. A maioria dos agentes patogênos “abusa” dos seres vivos. Se dependessemos apenas do intelligent design (Sem fármacos, cirurgias, médicos e e.t.c) hoje seriamos uma espécie extinta, literalmente!

Será que Deus usou um melhor design para o trypanosomas, plasmodio, HIV,... do que para nós seres humanos feitos a sua imagem?

Sem comentários:

Enviar um comentário