sábado, 9 de janeiro de 2010

Fim do mundo: 21 de Dezembro 2012



Esta é data estabelecida para o fim do mundo pela civilização Maia, que viveu 1800 a.C. e 1450 d.C na América do do Sul e Central. Os Maias são reconhecidos por seu avançado conhecimento de astronomia e pela precisão de seus diferentes calendários, como o calendário anual, solar, com 365 dias, chamado Haab. Outro destes calendários, o de 'Longa Contagem', foi desenvolvido para computar extensos períodos de tempo ou ciclos, de 5.125 anos. É com base neste ultimo calendário que os astrônomos desta singular cultura pré-colombiana previram para 2012 atividades cósmicas impactantes para o planeta Terra. Nesta época, o Sol deverá sofrer violentas tempestades emitindo poderosas chamas e partículas cuja potência alcançará o nosso planeta causando o colapso de campos magnéticos que certamente produzirão danos nos satélites e outros dispositivos eletrônicos.

Esta profecia têm alguma base científica e a violenta atividade solar prevista pelos Maias é confirmada por astrofísicos, não obstante, negam que tal acontecimento possa significar algum tipo de fim do mundo. Segundo os cientistas, as tempestades solares intensas que, de fato, são periódicas, estão previstas para acontecer entre 2011 e 2012. Estas explosões libertam energia de até 100 bilhões de vezes a bomba atômica lançada sobre Hiroshima na II Guerra Mundial. Como disse anteriorimente, NÃO HAVERÁ FIM DO MUNDO, mas os modernos sistemas de comunicação, tais como TV a cabo e aparelhos celulares, que operaram por sinais de satélites, poderão sofrer interferências no seu funcionamento. Exemplos recentes incluem a tempestade solar ocorrida em 1989 que atingiu o Canadá deixando quase seis milhões de canadianos sem energia elétrica (o fluxo magnético vindo do sol pode provocar fortes ondas de descarga elétrica nos cabos de transmissão de força, causando curto-circuitos e queimando equipamentos). No ano 2000, o satélite brasileiro Brasilsat sofreu interrupções em seu funcionamento devido a uma forte tempestade solar.


Apesar dos esforços dos cientistas para tranquilizar as pessoas, a desinformação continua e a febre é quase geral. A NASA tem recebido milhares de chamadas de gente que quer esclarecimentos. Mas por incrível que pareça, foi criado um site “pirata” da NASA que suporta a idéia do fim do mundo em 2012 e por outro lado, a NASA é muitas vezes acusada de sonegar informação. Simplesmente ridículo, patético.
Como sempre digo, não basta “ler na internet”, é preciso ter cuidado com as nossas fontes de informação pois anda por aí muita conspiração.

Anyway, no caso de os cientistas estarem errados e os maias certos, ainda falta “muito tempo” para 21 de Dezembro de 2012.

A vida ainda é bela!!

9 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber de onde tiraste a informações de que haverá tempestades solares em 2012

    Obrigado,

    Dário S. Cardina Codinha

    ResponderEliminar
  2. Dario, http://www.ucar.edu/news/releases/2006/sunspot.shtml

    ResponderEliminar
  3. Mas isto é de 2006. As previsões estão actualizadas. De facto não se espera um máximo em 2012 mas sim em 2013.

    ResponderEliminar
  4. Dario, a NASA tambem fala do intervalo 2012-2014 (no site oficial). como ves nao e tao preciso...mais ano ou menos ano a desinformacao continua e esse e o meu ponto na postagem.

    ResponderEliminar
  5. Sim, certo. As previsões são isso mesmo, previsões. Mas uma previsão de 2006 não é tão boa como uma de 2010. Para melhores explicações pergunta ao ROCA, do Eternos Aprendizes.

    Gosto do teu blog,

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Esta profecia, tendo em conta os ultimos acontecimentos, tudo leva a crer que passará a ser uma realidade, pois apesar de todos os congressos, palestras, alertas lançados sobre esta temática, a grande maioria da população mundial tem tanta coisa para se preocupar que infelizmente não vêm esta situação como uma forte possibilidade de vir a acontecer tais catástrofes.
    Pessoalmente e infelizmente para todos nós, cada vez mais acredito que algo em grande está para acontecer e a pouco e pouco tem se vindo a viver mais catastrofes nos ultimos 10 anos do que no 30 anos anteriores, sendo de todos os tipos e como sempre ceifando um grande numero de vidas.
    Esperemos que entretanto de alguma forma todos nós possamos contribuir de alguma forma, no sentido de reverter estas previsões.

    António Pacheco

    ResponderEliminar
  7. O fim do mundo em 2012. Será?
    Pode ser que o mundo acabe sim, hoje inclusive.
    O mundo acaba todos os dias, o que passou, passou, não volta mais, as oportunidades são únicas na vida, oportunidade de dizer que ama alguém, que a perdoa, que sente muito, que está com saudades.
    Muita gente não vai mais estar aqui amanhã e o mais assustador é não saber quem são elas, portanto diga a todos o que tiver que dizer, olhe para os seus filhos bem no fundo dos olhos e abrace com a alma, olhe nos olhos dos seus pais e agradeça por tudo, até mesmo quando te negaram algo, pois sempre é pelo seu bem.
    Diga aquele amigo distante o quanto ele faz falta e de como sente saudade.
    Quem te fez sofrer, diga de coração que perdoa e veja o lado bom dessa situação, o quanto o sofrimento te fez crescer e ser forte.
    Enfim o mundo acaba todos os dias para muitos, não perca a oportunidade de aproveitar ao máximo, viva, viva cada segundo com toda a intensidade.
    Amanhã pode ser tarde demais.

    ResponderEliminar