quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

“A partícula de Deus”

Desde os tempos antigos que o homem usa Deus para explicar o imcompreensível/desconhecido. Sempre foi e sempre será assim, é o chamado Deus-tapa buracos. Com o avanço da ciência muitas perguntas vêm sendo respondidas e Deus é cada vez menos explicação para coisa alguma no mundo natural.

O Modelo Padrão, que é a teoria básica da Física, explica a interação de todas as partículas subatômicas e toda a nossa ciência e tecnologia foram criadas a partir desse modelo. Contudo, o modelo padrão não consegue ainda explicar a origem da massa. Para responder a essa pergunta, os cientistas apostam no bosão de Higgs, também chamada “partícula de Deus". Os bosões são um de 16 tipos de partículas que constituem o atómo e o bosão de Higgs é a única partícula do modelo padrão que é prevista mas ainda não foi observada, mas representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares.

Para isolar o bosão de higgs, os cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) criaram o Grande Colisor de Hadrons (LHC) ou vulgarmente chamada “máquina do Big Bang”. É certamente o projecto científico mais ambicioso de sempre, custou 8 bilhões de dólares, tem 27 km de circunferência num túnel 100 metros abaixo da superfície da terra na fronteira entre a Suíça/França e vários milhares de cientistas de todo o mundo envolvidos (fotos de algumas partes do LHC abaixo). A idéia é acelerar feixes de protões em direcções opostas e quando tiverem atingindo a velocidade maxima (99.99% da velocidade da luz) colidi-los. Prevê-se que o impacto produza condições próximas às que existiram um bilionésimo de segundo (numericamente é 0,000 000 001 s) após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares.

O início desta experiência estava previsto para Setembro de 2008 mas devido a uma avaria só em 20 de Novembro de 2009 o LHC foi ligado, e poucos dias depois estabeleceu um novo recorde, ao acelerar partículas ao nível de energia mais alto registrado na história.

No meio de tudo isto, outros seres humanos dotados de uma super-inteligência mal aproveitada, resolveram embaçar e criar um verdadeiro pânico entre os leigos, como eu e muitas outras pessoas. Essas individualidades simplesmente entraram na justiça para tentar proibir que o LHC entrasse em funcionamento alegando que isso poderia causar o fim do mundo. Por outro lado, vários cientístas do CERN receberam telefonemas e emails com ameaças, inclusive às suas vidas, caso não desistissem de ligar o equipamento. Dá pra acreditar?

Enfim, em dois ou três anos saberemos se a teoria está correcta ou não. Ou, talvez, nos depararemos com um mundo todo novo, que exigirá novas teorias, novos equipamentos e novas descobertas.

2 comentários:

  1. Olá,

    Muito bom esse post.

    É verdade, há muitas teorias estapafúrdias sobre os buracos negros que o LHC podeira criar. É incrível como as pessoas rejeitam a realidade dizendo que é ficção e que temos os olhos tapados. No entanto acreditam nas estórias fantásticas como, por exemplo, esta:

    Que há um perigo enorme no LHC, que pode criar um buraco negro e engolir a Terra. Pode origirar buracos negros em miniatura que, ao sugar mais matéria, fica maior e engole tudo! Incrível o que a falta de conhecimento científico faz às pessoas.

    Um buraco negro, quanto mais matéria suga mais fraco se torna, até evaporar (desaparecer). Logo um micro buraco-negro evapora instantaneamente.

    ResponderEliminar
  2. Alô Dário, as pessoas acomodam-se sobre a sua própia ignorância. Basta ouvirem na TV e ler no jornal dão-se por satisfeitas, nem procuram entender os fundamentos mais básicos do mundo que nos rodeia. Triste!

    ResponderEliminar