quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A crueldade de Hitler e Estaline vs ateísmo

Muitos religiosos citam Hitler e Estaline como exemplos de ligação entre ateísmo e crueldade. Muitas dessas pessoas assumem que Hitler e Estaline cometeram atrocidades porque eram ateus. Mas o ponto aqui não é se eles eram ateus, mas sim se o ateísmo influencia sistematicamente as pessoas a fazerem o mal. Não há a mais pequena evidência de que o ateísmo esteve na origem da brutalidade de Estaline. Tais actos foram cometidos em nome do marxismo dogmático e não em nome do ateísmo.

Hitler provavelmente nem era ateu, mas essa inverdade tem sido muito difundida ao longo dos anos. Ele foi criado e educado como católico e pelo que se sabe nunca abandonou (pelo menos formalmente) ao seu catolicismo. Ainda que fosse ateu, as coisas horríveis que fez foram em nome da sua insana e acientífica teoria da Eugenia, e NÃO em nome do ateísmo. Aliás, parece muito pouco provável que ele não tenha sido influenciado pela longa tradição cristã de culpar os judeus pela morte de cristo.

Os ateus podem, individualmente, fazer coisas más, mas não o fazem em nome do ateísmo. Não consigo lembrar de uma só guerra travada em nome do ateísmo. Pra isso só a fé inabável de que a nossa religião é a única e verdadeira, corroborada por um livo sagrado que condena explicitamente à morte todos hereges e seguidores de religiões rivais, e que promete aos soldados de deus um céu de martíres. Por outro lado, porque razão haveria alguém de explodir um avião, matar médicos ou começar uma guerra por causa de uma ausência de crença?

Extraido e adaptado do livro "Deus, um delirio" da autoria de Richard Dawkins

1 comentário:

  1. Estaline?? Eu pensava que era Stalin...
    Enfim, eis aqui um vídeo sobre as atrocidades de Hitler "em nome do ateísmo"..

    http://www.youtube.com/watch?v=YCXIh65bjUM

    ResponderEliminar