quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A foto do século



Para variar um pouco (e porque aqui não é só polémica), hoje decide escrever um pouco sobre ciência, mais concretamente astronomia. É uma das áreas científicas que mais me tem fascinado nos últimos tempos. A foto acima parece insignificante demais para ser a foto do século, mas não é uma foto qualquer. Ela mudou completamente nossa visão sobre os cosmos.
A foto (Clique aqui para ver em tamanho grande) é apenas uma de 750 000 fotos tiradas pelo telescópio espacial Hubble. Esta maravilha que é o Hubble está em uma órbita baixa, a 600 km da superfície da Terra (Girando em torno da Terra a 28.163 quilômetros por hora), e gasta apenas 95 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta.
A primeira vista a imagem acima se parece com uma montagem, onde se vê diversas galaxias, estrelas e objetos distantes. Mas a cena é bem mais que isso. Ela retrata uma pequena região na constelação Fornax e é a mais profunda imagem do Universo jamais visto no espectro visível. A cena contém aproximadamente 10 mil galáxias vistas em um espaço de apenas um décimo daquele ocupado pela Lua Cheia.
A cena levou quatro meses para ser feita, entre setembro de 2003 e janeiro de 2004, e mostra objetos localizados há mais de 13 bilhões de anos-luz (se viajassemos a velocidade da luz chegariamos a esses objectos/estrelas em 13 bilhões de anos). O objeto mais tênue registrado na imagem tem menos de 4 bilionésimos do brilho que podemos ver com nossos olhos e representam as primeiras estrelas criadas no Universo.
Algumas dimensões:

  • Ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano


  • 1 ano-luz =10 trilhões de km (Bizarro!!!, agora façam as contas)

  • A velocidade da luz no vácuo é de 299792,458 quilômetros por segundo (km/s).

  • O nosso sistema solar está localizado na galaxia via lactea que (contém ainda  mais 6 biliões de sistema planetários como o nosso). Além da galáxia via láctea existem outras tantas biliões de galaxias. A foto acima é de apenas uma minuscule parte do universo.

    Em jeito de conclusão: A probabilidade de existir vida em outros planetas/galáxias é grande. Se apenas existe vida no planeta terra então o universo é um enorme desperdício de espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário