sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pilares da Criação



A astronomia é certamente uma das áreas científicas menos pesquisadas pelo cidadão comum, mas nem por isso deixa de ser uma das mais fascinantes fontes de conhecimento. Para muitos é impossível pensar que tudo começou com um “simples” Big Bang, mas a verdade é que tudo aponta nessa direcção (doa a quem doer).
A foto  acima não é nenhuma montagem ou pintura de arte, é outra das mais famosas obras primas do Telescópio Espacial Hubble e representa uma parte da nebulosa Águia. As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma onde frequentemente ocorre a formação de estrelas. As estrelas nascem, vivem e morrem. Elas se formam devido à contração de imensas nuvens de gás e poeira que existem nas galáxias. Actualmente, há fortes evidências a favor da teoria de que nesse processo, concomitantemente à formação da estrelas, forma-se todo um sistema planetário em torno. Teria sido assim como surgiu o sistema solar, a 4,5 bilhões de anos.
Na foto acima a nebula da Águia apresenta uma torre de gases e poeiras com aproximadamente 9,5 anos-luz onde se observa o nascimento de várias e cintilantes novas estrelas.
Talvez deva lembrar aos mais distraídos que o nosso sol também é uma estrela e foi formado da mesma maneira a 4 biliões de anos, portanto, que não me venham com aquela fábula conversa do Génesis “A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita”.





6 comentários:

  1. Então, o Sistema Solar nasceu há 4,5 bilhões ou biliões de anos?

    ResponderEliminar
  2. Sim Dário, o NOSSO sistema solar. Mas o universo vem de a 13.7 biliões de anos

    ResponderEliminar
  3. Não é 13 mil e 700 milhões de anos? O sistema solar tem 4 mil e 500 milhões de anos. É um problema de tradução. É que bilhão = mil milões e bilhão é diferente de bilião.

    ResponderEliminar
  4. peguei, nunca tinha prestado atencao a esse pormenor. entao seriam 4.5 bilioes de anos. Thanks

    ResponderEliminar